terça-feira, 12 de novembro de 2013

FADANDO O FADO

É com tristeza e com mil lágrimas;
é com mil lágrimas e com tristeza
que atravesso o meu destino aberto.
Como num rio, a nado, atravesso o meu fado.

Se por vontade de Deus, fazer-me assim:
terreno, laborioso e desprovido de tal beleza aguda
é que me faço desigual, humano e mentiroso —
revelando as aparências de um mundo putrefato.

É com engenho de poeta que faço esse canto;
fazendo esse canto é que testo o poeta engenhoso...

... (que há em mim)...

...ferida ardida que aprimora o meu sofrer.
E o meu sofrer que aprimora a ardida ferida.

(Sempre)

neste cantar de sofrimento e de ilusão,
pois é de ilusão e sofrimento esse cantar.
Cantar em que carrego comigo esse lamento
de fadar ao fado do peito essa mórbida paixão:

(que é a labuta de homem pelo amor e pelo pão).


(10/11/2013 – Santa Maria)

Um comentário:

  1. Poeta!
    Fadando o fado.... Fado , música que reflete a beleza, a eloquência, a sensibilidade e principalmente a dramaticidade da música portuguesa. A poesia portuguesa e o fado são combinações perfeitas.
    Vejo aqui esta mesma combinação entre você, a palavra e o poeta.
    Belíssimo e encantador.
    Parabéns!
    Admirador

    ResponderExcluir